Escola Secundária de Pinhal Novo celebrou o “Dia Caramelo” com sucesso, tradição e muita animação.
No passado dia 11 de março de 2025, entre as 14h e as 18h, a Escola Secundária de Pinhal Novo abriu portas à comunidade para a celebração do “Dia Caramelo”, um evento que combinou tradição, cultura e envolvimento escolar, promovido no âmbito do projeto "Pinhal Novo: Passado e Presente".
A iniciativa surgiu em resposta ao convite da Confraria da Sopa Caramela e da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, entidades organizadoras do emblemático Mercado Caramelo – Mercado à Moda Antiga, que visa preservar e divulgar as tradições locais.
O “Dia Caramelo” contou com um programa muito rico de atividades, que incluiu workshops temáticos, bancas de artesanato e venda de produtos regionais, jogos tradicionais, um animado espetáculo de fantoches, uma original novela, apresentações de danças tradicionais e, claro, a tão esperada degustação da reconhecida sopa caramela.
A dinamização das atividades contou com o envolvimento empenhado dos Cursos Profissionais de Técnico de Ação Educativa, Técnico de Turismo e Técnico de Multimédia, que demonstraram criatividade, espírito de equipa e forte ligação à comunidade local.
Foi, sem dúvida, uma tarde muito animada, marcada por momentos de partilha, solidariedade, amizade, e sobretudo de respeito e admiração pela história, cultura e tradições do concelho de Palmela.
Os alunos e professores responsáveis pela organização da atividade deixam uma palavra de sincero reconhecimento e agradecimento a todos os parceiros que partilharam este bonito momento e tanto contribuíram para o sucesso do evento:
- Câmara Municipal de Palmela
- Confraria da Sopa Caramela
- Junta de Freguesia de Pinhal Novo
- Mercearia Caramela
- Rancho Folclórico da Casa do Povo de Pinhal Novo
- Associação Juvenil Odisseia
- Artesanato Catita
- Mãe Galo
- Maria de Fátima Lourenço (Artesanato- “ Boneca Caramela”)
- O Cantinho das Abelhas
Iniciativas como esta reforçam o papel da escola como espaço de ligação entre gerações, de valorização do património local e de construção de uma cidadania ativa e participativa, pelo que esperemos que esta seja apenas a primeira de muitas outras celebrações do Dia Caramelo na nossa Escola!