O. I. D. H.

20 de novembro | Dia internacional dos Direitos das Crianças

Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?

Após a 2ª Guerra Mundial, muitos países ao redor do mundo entraram em crise. As crianças foram as principais vitimas da situação que o mundo atravessou. Muitas perderam a sua família e passavam fome. Mesmo na Europa, mais de metade das crianças não sabia ler nem escrever. Como não tinham dinheiro, os seus pais colocavam-nas a trabalhar muitas horas por dia, sujeitando-as a péssimas condições de vida. Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que, em dezembro de 1946, nasceu a UNICEF. Este órgão das Nações Unidas passou a ter como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento. Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança. Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Assim, o primeiro dia da criança foi celebrado a 1 de junho de 1950. Os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:

- afeto, amor e compreensão;

- alimentação adequada;

- cuidados médicos;

- educação gratuita;

- proteção contra todas as formas de exploração;

- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais

Sabias que só nove anos depois, em 1959, é que estes direitos passaram para o papel?

A 20 de novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a Declaração dos Direitos da Criança, constituída por uma lista de dez princípios. É por isso que hoje se assinala o Dia Internacional dos Direitos das Crianças. Trinta anos mais tarde, a 20 de novembro de 1989, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Convenção sobre os direitos das crianças que foi ratificada por Portugal a 21 de setembro de 1990. Trata-se de um documento extenso, composto por 54 artigos que protegem os direitos das crianças.

Esta é a lei…e a realidade?

 

Observatório Internacional de Direitos Humanos (OIDH) | Informação UNESCO

"O Observatório Internacional de Direitos Humanos (OIDH) comemorou o Dia Internacional da Paz, a 21 de setembro. Através do seu Núcleo de Direitos Humanos ao Serviço da Humanidade, instalado na Escola Secundária de Pinhal Novo – Palmela, comemorou-se este dia, neste Estabelecimento de Ensino com algumas iniciativas no âmbito dos Direitos Humanos, envolvendo-se a comunidade escolar da referida Escola. Sendo esta Escola associada da UNESCO e tendo recebido uma mensagem da Diretora Geral da UNESCO através da Comissão Nacional da UNESCO – Portugal, este texto foi lido aos alunos deste Estabelecimento de Ensino. Serviu ainda a referida mensagem para chegar a um cordão de solidariedade que o OIDH constituiu em que foi envolvido o setor da saúde em Portugal. Os hospitais referidos abaixo integraram este cordão de solidariedade e difundiram a mensagem da Diretora-Geral da UNESCO no seio das respetivas Unidades de Saúde. Os Concelhos de Administração ficaram também muito sensibilizados com esta iniciativa e disponibilizaram-se para outras iniciativas do mesmo âmbito.

fonte: Ver Mais...

Sede do Núcleo de Direitos Humanos ao serviço da Humanidade funciona na nossa escola

Desde o dia 10 de dezembro de 2016 que a Escola Secundária C/3º ciclo de Pinhal Novo é sede do Núcleo de Diretos Humanos ao Serviço da Humanidade, através de um protocolo assinado com o Observatório Internacional dos Direitos Humanos (http://www.direitos-humanos.com).

Nesta função, tem vindo a promover diversas atividades no âmbito da salvaguarda dos Direitos Humanos, desde 2016/2017, em parceria com os projetos Cais “Ponto de cruzamento de novas gentes” e “PESES”. Entre estas, destaca-se:

- A comemoração de datas alusivas à problemática dos direitos humanos.

- A promoção de iniciativas de solidariedade com entidades carenciadas.

- A participação na Marcha pela paz no dia da Europa (9 de maio).

Este ano prevemos alargar as nossas atividades, começando a estabelecer intercâmbios com outras escolas, nacionais e internacionais.

Presidente do OIDH entrega à Dra. Maria Celeste Oliveira, diretora da Escola Secundária do Pinhal Novo, o Certificado do Núcleo

 

 

Envolve-te! Participa! Sugere!

Todos precisamos de todos…