Erasmus+: “Job Shadowing” | Itália – Istituto Comprensivo Statale Battipaglia Salvemini

 As professoras Carla Trinca e Florbela Simões realizaram uma mobilidade no âmbito do programa Erasmus+, na modalidade de “Job Shadowing”, no Istituto Comprensivo Statale Battipaglia Salvemini, em Itália, de 10 a 27 de março de 2024.

Esta atividade consistiu em acompanhar o trabalho desenvolvido na escola, assistindo a aulas e atividades desenvolvidas pelos professores de várias áreas disciplinares, com alunos dos 6 aos 14-15 anos, ou seja, do 1º ao 9º ano do sistema de ensino português. Assim, houve oportunidade de assistir a aulas de Ciências, Tecnologia, Matemática, Italiano, Francês, Inglês, Educação Física, Educação Musical, História da Arte e Educação Visual, para além das aulas mais generalistas do 1º ciclo e de outras atividades de complemento curricular, tais como uma atividade CLIL de partilha de uma atividade de Ciências por alunos de 9º ano, em Inglês numa turma de 5º ano; a conclusão da celebração do Dia da Mulher, um projeto de comemoração do Dia da Independência e um concurso para assinalar a Páscoa. Todos estes momentos tiveram a participação de professores do Ensino Especial com os alunos cuja aprendizagem acompanhavam.

Ainda no presente ano letivo realizar-se-ão as atividades de disseminação da experiência à comunidade educativa, nomeadamente a publicação de informação nos espaços escolares (físicos e virtuais), bem como ações de formação e divulgação.

O seguinte padlet funciona como súmula das experiências vividas pelas professoras Carla Brinca e Florbela Simões em Itália, no âmbito da Mobilidade Erasmus+. Se quiserem colocar questões ou obter algum esclarecimento sobre esta atividade, podem fazê-lo contactando diretamente com as professoras ou através do respetivo link: Padlet

Mobilidade Jobshadowing na Escola Rajatorpan Koulu, em Helsínquia, Finlândia

 

No âmbito do Projeto Erasmus+, as cinco professoras da Escola Secundária de Pinhal Novo, Ana Leite, Elsa Andrade, Sara Alves, Sónia Pinto e Sónia Saragoça, estão a participar, desde o dia 2 de maio, numa experiência de aprendizagem e partilha de práticas pedagógicas, com a qual tem sido possível conhecer o funcionamento do sistema educativo finlandês.

A experiência iniciou-se com a apresentação da direção, docentes e não docentes e dos diversos espaços da escola (salas de aula, biblioteca, espaços desportivos, refeitório, área administrativa e recinto exterior).

Nestes primeiros dias, a equipa pôde observar o funcionamento de diversas atividades, permitindo identificar algumas das diferenças e especificidades do sistema de ensino finlandês em comparação com o português.

Para irem acompanhando as atividades desenvolvidas durante a mobilidade da equipa e colocarem as vossas questões, cliquem no seguinte link: Mobilidade | Finlândia

Acreditação Erasmus+ atribuída à Escola Secundária de Pinhal Novo

Após o processo de candidatura, a nossa Escola recebeu o certificado de Acreditação Erasmus no domínio do Ensino Escolar, válido até 2027. O Erasmus+ é o programa da UE nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto para o período de 2021-2027. O seu objetivo geral é apoiar, através da aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal dos indivíduos nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto na Europa e mais além, contribuindo assim para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade e a coesão social, bem como para impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa. As prioridades do programa são as seguintes: Inclusão e diversidade; transformação digital; ambiente e combate às alterações climáticas e participação na vida democrática, valores comuns e participação cívica.

MOBILIDADE PARA ALUNOS E PESSOAL DO ENSINO ESCOLAR

 Os objetivos desta ação são os seguintes:

- Reforçar a dimensão europeia do ensino e da aprendizagem;

- Melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem no setor do ensino escolar;

- Contribuir para a criação do Espaço Europeu da Educação.

A acreditação Erasmus+ trará oportunidades valiosas à realização de projetos de mobilidade por parte da comunidade escolar – corpo docente e não docente (incluindo técnicos especializados), bem como alunos. Pretende-se que todos beneficiem dos projetos a desenvolver, quer pela participação direta nas mobilidades, quer através da integração das competências e conhecimentos adquiridos nas mobilidades na vida escolar, tanto ao nível da gestão e da organização como no processo de ensino e de aprendizagem. O ensino profissional constitui uma candidatura diferente.

Os objetivos do projeto acreditado (código: 2022-1-PT01-KA120-SCH-000101588) são os seguintes:

- Melhorar as competências linguísticas e a capacidade de utilização das novas tecnologias como suporte à aprendizagem;

- Otimizar as práticas administrativas e a capacidade de promover a inclusão;

- Melhorar a integração dos alunos estrangeiros na vida escolar e na comunidade;

- Promover o envolvimento dos pais e encarregados de educação na comunidade escolar;

- Reforçar a estratégia de internacionalização da escola;

- Desenvolver as oportunidades de cooperação nos âmbitos local e europeu.

Em fevereiro de 2022 foi efetuado um pedido de financiamento para mobilidade de docentes e não-docentes em “job shadowing”, o qual foi concedido (código: 2023-1-PT01-KA121-SCH-000114260).

No presente ano letivo realizar-se-ão 7 mobilidades de 17 dias, incluindo os dias de viagem, (5 – Finlândia e 2 – Itália).

Todas as atividades a desenvolver deverão nortear-se pelos objetivos definidos na candidatura.

Estes objetivos, toda a documentação e multimédia de apoio e links para páginas essenciais passarão a estar disponíveis na página da escola.

Tendo a Escola Secundária do Pinhal Novo uma tradição de envolvimento em Projetos de âmbito local, nacional e internacional, nomeadamente em parceria com a CMP, o programa Comenius, entre outros, destacando-se em várias áreas: nas Ciências Exatas e Sociais e Humanas, nas NTIC, no Desporto, nas Línguas e nas Artes, estamos certos de que este desafio será assumido pela comunidade educativa numa dinâmica de aquisição de saber e de competências que contribuam para a formação integral dos nossos alunos, atingindo com sucesso as metas estabelecidas no PASEO.

A equipa Erasmus+