Escola Associada | UNESCO

Dia Mundial da Língua Portuguesa | 2022

A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa". A língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul. O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar. Os Dias consagrados às línguas faladas em todo o mundo celebram anualmente o multilinguismo e a diversidade cultural, e constituem uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização de cada uma destas línguas. O multilinguismo, um valor central das Nações Unidas e uma área de importância estratégica para a UNESCO, é um fator essencial para uma comunicação harmoniosa entre os povos, promovendo a unidade na diversidade, a compreensão internacional, a tolerância e o diálogo.

 

Dia Internacional da Mulher 2022

“A igualdade de género para o amanhã começa hoje. Porém, neste momento a paridade ainda está muito longe de ser uma realidade. Mesmo antes da pandemia, estimava-se que seria necessário um século para fechar o fosso de géneros/entre géneros. Temos de inverter esta situação. Temos ainda um longo caminho a percorrer. A nível global, as mulheres ganham apenas 77% do que os homens. Segundo as estimativas da UNESCO, apenas uma de cada três investigadores é mulher. As mulheres são proprietárias de menos de 20% de todas as terras, e representam cerca de 80% das pessoas deslocadas devido às alterações climáticas. No entanto, um novo dia está a amanhecer. As mulheres de hoje estão a liderar movimentos globais de mudança. Estão a abordar questões mundiais como a justiça climática, a liberdade de imprensa e o acesso ao progresso científico e não estão a pedir autorização: estão a ocupar os seus lugares à mesa. Este ano, no Dia Internacional da Mulher, gostaria de aplaudir esta nova geração de jovens mulheres, pela sua coragem em falar, inspirar os outros e mobilizar os seus pares, para um amanhã mais sustentável.”

Audrey Azoulay

Diretora-Geral da UNESCO

Dia Internacional da Língua Materna

 

O Dia Internacional da Língua Materna celebra-se, anualmente, a 21 de fevereiro. Este dia foi criado na 30ª. Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), por iniciativa do Bangladesh, em 1999. Foi posteriormente reconhecida pela ONU através da Resolução 56/262 da Assembleia Geral, a 15 de fevereiro de 2002.

Através deste dia, pretende-se sublinhar a importância da diversidade cultural e linguística. Sensibiliza-se, também, para a tolerância, o respeito e a preservação do património cultural e linguístico dos vários povos do mundo.

E na nossa escola essa diversidade linguística está muito presente, pois é frequentada por muitos alunos de diferentes nacionalidades. E neste dia 21, 21 alunos saudaram-nos na sua língua materna. Bem hajam! Mas as comemorações não ficam por aqui. Em breve, daremos mais notícias.

Fiquem atentos.

Dia Mundial da Língua Portuguesa

A data de 5 de maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa". A língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul. O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar, 3,7% da população mundial fala português. É a quarta língua mais falada no mundo como língua materna, a seguir ao mandarim, inglês e espanhol (observatório da língua portuguesa). O português é a quinta língua mais utilizada na internet, teve uma taxa de crescimento de quase 2000 % entre 2000 e 2017, é a terceira ou a quarta mais utilizada no Facebook!

Mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas, para ver clique AQUI

“Dia Mundial da Língua Portuguesa – uma língua, tanto para unir”, criado pela agência DDB Portugal, para ver clique AQUI