Escola Associada | UNESCO

Dia Internacional da Língua Materna | 2024

Fotografia de Escola Amiga da Criança

O Dia Internacional da Língua Materna foi proclamado numa primeira fase pela UNESCO e, posteriormente, foi adotado pela Assembleia Geral da ONU. Este dia visa sublinhar o papel das línguas na promoção da inclusão e na consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. As políticas de educação multilingue, sublinhadas no tema de 2024 “Educação multilingue – um pilar da aprendizagem e da aprendizagem intergeracional”, são cruciais para a educação inclusiva e a preservação das línguas indígenas. Ao incentivar-se a educação na língua materna do aluno e introduzir-se gradualmente outras línguas, elimina-se as barreiras entre a casa e a escola, deste modo, facilitando uma aprendizagem eficaz.

A educação multilingue não só promove sociedades inclusivas, mas também ajuda a preservar as línguas não dominantes, minoritárias e indígenas. É uma pedra angular para alcançar o acesso equitativo à educação e às oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

As sociedades multilingues e multiculturais podem prosperar através da preservação das suas línguas, que servem como canais para o conhecimento tradicional e o património cultural. No entanto, a diversidade linguística enfrenta ameaças crescentes à medida que mais línguas desaparecem. Atualmente, 40% da população mundial não tem acesso à educação na sua língua materna, um número que ultrapassa os 90% em certas regiões. São muitos os benefícios da utilização das línguas nativas dos alunos na educação, uma vez que estudos apontam para o facto de estas promoverem melhores resultados de aprendizagem, autoestima e competências de pensamento crítico. Esta abordagem também apoia a aprendizagem intergeracional e a preservação cultural.

O Dia Internacional da Língua Materna é comemorado todos os anos para promover a diversidade linguística e cultural e o multilinguismo.

 

No âmbito desta comemoração decorre, no próximo dia 21 fevereiro 2024, um evento sobre educação multilingue, a realizar-se na Sede da UNESCO, em Paris.

21 de fevereiro de 2024: 10h00 - 13h00

Local: Sede da UNESCO, Paris, França (presencial) Idioma(s): francês, espanhol, inglês (link do webcast em breve)

21.º Encontro Nacional da Rede das Escolas Associadas da UNESCO

Teve lugar no Colégio Valsassina, em Lisboa, no dia 22 de abril, Dia Mundial da Terra, o 21.º Encontro Nacional da Rede das Escolas Associadas da UNESCO sob o tema Celebrar o 70.º aniversário da Rede das Escolas Associadas da UNESCO.

A Escola Secundária de Pinhal Novo participou neste Encontro, como membro da rede UNESCO de Escolas de Portugal, assim como escolas de Angola, Brasil, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe.

Foi um dia bem passado com a partilha de experiências nos seguintes Grupos de Trabalho:

Património - Conhecer para preservar - Moderação: Dr. Joaquim Ruivo, Diretor do Mosteiro da Batalha

Alterações Climáticas - que planeta para o futuro? - Moderação: Prof.ª Doutora Helena Freitas, Titular da Cátedra UNESCO Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável

Literacia do Oceano – Dr.ª Raquel Costa, Membro do Grupo de Peritos Literacia do Oceano da IOC-UNESCO

Cultura de Paz – Dr.ª Rossana Afonso e Dr. Kelson Ventura - Comissão Nacional de Angola para a UNESCO

O Encontro contou, ainda, com a participação do Prof. Doutor António Sampaio da Nóvoa que proferiu na Conferência de abertura uma comunicação sob o tema Pensar o futuro da Educação.

O dia terminou com uma visita guiada ao Centro Histórico de Lisboa, oferecida pelo Colégio Valsassina.

 

Dia Internacional da Língua Materna | 21 fevereiro

LER MAIS

 

Dia Mundial da Língua Portuguesa | 2022

A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa". A língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul. O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar. Os Dias consagrados às línguas faladas em todo o mundo celebram anualmente o multilinguismo e a diversidade cultural, e constituem uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização de cada uma destas línguas. O multilinguismo, um valor central das Nações Unidas e uma área de importância estratégica para a UNESCO, é um fator essencial para uma comunicação harmoniosa entre os povos, promovendo a unidade na diversidade, a compreensão internacional, a tolerância e o diálogo.