Escola Associada | UNESCO

21.º Encontro Nacional da Rede das Escolas Associadas da UNESCO

Teve lugar no Colégio Valsassina, em Lisboa, no dia 22 de abril, Dia Mundial da Terra, o 21.º Encontro Nacional da Rede das Escolas Associadas da UNESCO sob o tema Celebrar o 70.º aniversário da Rede das Escolas Associadas da UNESCO.

A Escola Secundária de Pinhal Novo participou neste Encontro, como membro da rede UNESCO de Escolas de Portugal, assim como escolas de Angola, Brasil, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe.

Foi um dia bem passado com a partilha de experiências nos seguintes Grupos de Trabalho:

Património - Conhecer para preservar - Moderação: Dr. Joaquim Ruivo, Diretor do Mosteiro da Batalha

Alterações Climáticas - que planeta para o futuro? - Moderação: Prof.ª Doutora Helena Freitas, Titular da Cátedra UNESCO Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável

Literacia do Oceano – Dr.ª Raquel Costa, Membro do Grupo de Peritos Literacia do Oceano da IOC-UNESCO

Cultura de Paz – Dr.ª Rossana Afonso e Dr. Kelson Ventura - Comissão Nacional de Angola para a UNESCO

O Encontro contou, ainda, com a participação do Prof. Doutor António Sampaio da Nóvoa que proferiu na Conferência de abertura uma comunicação sob o tema Pensar o futuro da Educação.

O dia terminou com uma visita guiada ao Centro Histórico de Lisboa, oferecida pelo Colégio Valsassina.

 

Dia Internacional da Língua Materna | 21 fevereiro

LER MAIS

 

Dia Mundial da Língua Portuguesa | 2022

A data de 5 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - uma organização intergovernamental, parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica - para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como "Dia Mundial da Língua Portuguesa". A língua portuguesa é não só uma das línguas mais difundidas no mundo, com mais de 265 milhões de falantes espalhados por todos os continentes, como é também a língua mais falada no hemisfério sul. O português continua a ser, hoje, uma das principais línguas de comunicação internacional, e uma língua com uma forte extensão geográfica, destinada a aumentar. Os Dias consagrados às línguas faladas em todo o mundo celebram anualmente o multilinguismo e a diversidade cultural, e constituem uma oportunidade para sensibilizar a comunidade internacional para a história, a cultura e a utilização de cada uma destas línguas. O multilinguismo, um valor central das Nações Unidas e uma área de importância estratégica para a UNESCO, é um fator essencial para uma comunicação harmoniosa entre os povos, promovendo a unidade na diversidade, a compreensão internacional, a tolerância e o diálogo.

 

Dia Internacional da Mulher 2022

“A igualdade de género para o amanhã começa hoje. Porém, neste momento a paridade ainda está muito longe de ser uma realidade. Mesmo antes da pandemia, estimava-se que seria necessário um século para fechar o fosso de géneros/entre géneros. Temos de inverter esta situação. Temos ainda um longo caminho a percorrer. A nível global, as mulheres ganham apenas 77% do que os homens. Segundo as estimativas da UNESCO, apenas uma de cada três investigadores é mulher. As mulheres são proprietárias de menos de 20% de todas as terras, e representam cerca de 80% das pessoas deslocadas devido às alterações climáticas. No entanto, um novo dia está a amanhecer. As mulheres de hoje estão a liderar movimentos globais de mudança. Estão a abordar questões mundiais como a justiça climática, a liberdade de imprensa e o acesso ao progresso científico e não estão a pedir autorização: estão a ocupar os seus lugares à mesa. Este ano, no Dia Internacional da Mulher, gostaria de aplaudir esta nova geração de jovens mulheres, pela sua coragem em falar, inspirar os outros e mobilizar os seus pares, para um amanhã mais sustentável.”

Audrey Azoulay

Diretora-Geral da UNESCO