Linha Saber Falar 24

Linha Saber Falar 24

Image

Dúvida VI

No feminino, diz-se uma mártir ou um mártir?

Resposta

Diz-se o mártir e a mártir, porque mártir é um nome comum de dois, pelo que a mesma forma é usada para o masculino e feminino. O género é dado pelo determinante.

Dúvida V

Qual a forma correcta: "Eu gostava de ter ganho ou ganhado este jogo?..."

Resposta

Como nos verbos gastar ou pagar, outrora usavam-se os dois particípios do verbo ganhar: ganhado e ganho. Actualmente prefere-se a forma irregular ganho.

Dúvida IV

Diz-se ténis ou téni quando nos referimos ao singular (um só sapato)?

Resposta

A forma correcta é "ténis", igual para o singular e o plural.

Dúvida III

Qual o motivo por que se designa o nosso estabelecimento de ensino por Escola de Pinhal Novo ao invés de Escola do Pinhal Novo?

Resposta

Sendo um caso de conversão (nome comum que passa a próprio), esperar-se-ia do, mas estão atestados vários casos de uso da preposição de . Ambos estão certos.

Dúvida II

"O que é uma analogia?"


Resposta

Uma analogia é uma relação de semelhança entre duas coisas. As analogias estabelecem-se, por exemplo, entre textos, personagens, ideias ou autores. Este processo ocorre por identificação das semelhanças entre duas entidades diferentes - assim se distingue da comparação, que pode estabelecer quer uma relação de semelhança quer de dissemelhança entre elementos: quando queremos ver o que aproxima um texto de outro, por exemplo, estabelecemos uma analogia; se quisermos ver o que os separa, fazemos uma comparação.
O raciocínio analógico é tão útil ao autor como ao leitor: ele dá a ambos a possibilidade de estabelecer semelhanças entre coisas.


Dúvida I

Como se forma o plural de decreto-lei: decretos-leis ou decretos-lei?

Resposta

A regra geral de formação do plural dos nomes compostos diz que, quando o composto é constituído por dois nomes, como é o caso, ambos tomam a forma de plural.

Exemplo: tenente-coronel/tenentes-coronéis

No entanto, quando o segundo termo complementa o sentido do anterior, comportando-se como se fosse um adjectivo, só o primeiro vai para o plural.
Neste caso, em que lei clarifica o tipo de decreto em causa, só o primeiro nome assume forma plural: decretos-lei.

Outros exemplos: navio-escola/navios-escola ; palavra-chave/palavras-chave

Mais Notícias...

  1. Projetos
  2. BECRE
  3. Alunos
  4. Cá por dentro
  5. Lá por fora
  • António Costa comentou assim as afirmações de Passos Coelho que fala em casos de pessoas que puseram termo à vida e a quem não chegou...

  • "Não precisamos de aguardar por nenhum estudo, por nenhuma avaliação e auditoria, para saber que o Estado falhou. E eu quero acrescentar: e ainda está...

  • O campo de futebol foi, durante dias, a única base de apoio para muitas famílias afetadas pelas chamas do incêndio de Pedrógão Grande. "Foram momentos...

  • O executivo garante que tem assegurado o apoio psicológico às vitimas dos incêndios de Pedrógão Grande e Góis.

  • Externato D. Afonso Henriques, em Resende, foi durante muitos anos a única escola onde as crianças podiam continuar os estudos após concluírem o 1º ciclo.

  • Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários está a acompanhar a situação. Em 2016 registaram-se 20 ocorrências com drones e...

  • Este fundo não substitui o de solidariedade, cujo valor de 500 milhões de euros pode ser mobilizado anualmente.

  • O Governo de Theresa May precisa do apoio dos dez deputados do Partido Democrático Unionista porque perdeu a maioria absoluta nas eleições legislativas.

  • Os atacantes misturaram-se com os civis nas zonas controladas pelo exército.

  • Ronaldo, que conta 142 jogos por Portugal, fez o seu primeiro golo pela seleção nacional a 12 de junho de 2004. Treze anos depois, está...



  • Online

    Temos 107 leitores online



    Escola Secundária 3º CEB de Pinhal Novo

    Rua Prof. Henrique Barros

    2955 - 090 Pinhal Novo | PORTUGAL

    +351 212363344
    +351 212363343
    Contacto