Linha Saber Falar 24

Linha Saber Falar 24

Image

Dúvida VI

No feminino, diz-se uma mártir ou um mártir?

Resposta

Diz-se o mártir e a mártir, porque mártir é um nome comum de dois, pelo que a mesma forma é usada para o masculino e feminino. O género é dado pelo determinante.

Dúvida V

Qual a forma correcta: "Eu gostava de ter ganho ou ganhado este jogo?..."

Resposta

Como nos verbos gastar ou pagar, outrora usavam-se os dois particípios do verbo ganhar: ganhado e ganho. Actualmente prefere-se a forma irregular ganho.

Dúvida IV

Diz-se ténis ou téni quando nos referimos ao singular (um só sapato)?

Resposta

A forma correcta é "ténis", igual para o singular e o plural.

Dúvida III

Qual o motivo por que se designa o nosso estabelecimento de ensino por Escola de Pinhal Novo ao invés de Escola do Pinhal Novo?

Resposta

Sendo um caso de conversão (nome comum que passa a próprio), esperar-se-ia do, mas estão atestados vários casos de uso da preposição de . Ambos estão certos.

Dúvida II

"O que é uma analogia?"


Resposta

Uma analogia é uma relação de semelhança entre duas coisas. As analogias estabelecem-se, por exemplo, entre textos, personagens, ideias ou autores. Este processo ocorre por identificação das semelhanças entre duas entidades diferentes - assim se distingue da comparação, que pode estabelecer quer uma relação de semelhança quer de dissemelhança entre elementos: quando queremos ver o que aproxima um texto de outro, por exemplo, estabelecemos uma analogia; se quisermos ver o que os separa, fazemos uma comparação.
O raciocínio analógico é tão útil ao autor como ao leitor: ele dá a ambos a possibilidade de estabelecer semelhanças entre coisas.


Dúvida I

Como se forma o plural de decreto-lei: decretos-leis ou decretos-lei?

Resposta

A regra geral de formação do plural dos nomes compostos diz que, quando o composto é constituído por dois nomes, como é o caso, ambos tomam a forma de plural.

Exemplo: tenente-coronel/tenentes-coronéis

No entanto, quando o segundo termo complementa o sentido do anterior, comportando-se como se fosse um adjectivo, só o primeiro vai para o plural.
Neste caso, em que lei clarifica o tipo de decreto em causa, só o primeiro nome assume forma plural: decretos-lei.

Outros exemplos: navio-escola/navios-escola ; palavra-chave/palavras-chave

Mais Notícias...

  1. Projetos
  2. BECRE
  3. Alunos
  4. Cá por dentro
  5. Lá por fora
  • Informações de trânsito ao minuto, na TSF.

  • O Governo do Paquistão considerou "dececionantes" as críticas do Presidente norte-americano que acusou Islamabad de ser "um refúgio" para "os terroristas" que desestabilizam o Afeganistão.

  • O presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) manifestou hoje "plena confiança" no árbitro Jorge Sousa, suspenso por três jogos, e...

  • A Comissão Nacional Eleitoral angolana já credenciou 1.200 observadores nacionais e 200 internacionais para as eleições gerais de quarta-feira.

  • Um emigrante português critica a gestão que Lisboa faz da relação com Angola.

  • Está ainda por determinar a qualidade da água da albufeira de Castelo do Bode, que abastece a grande Lisboa, depois dos incêndios da semana passada....

  • O juiz da Audiência Nacional espanhola enviou para a prisão sem fiança dois dos quatro detidos na semana passada pelos atentados na Catalunha depois de...

  • O Paquistão poderá perder estatuto de aliado privilegiado dos EUA.

  • "Mais uma decisão incompreensível. Injustiças que nunca me derrubarão", afirma Cristiano Ronaldo sobre a sentença de cinco jogos de suspensão.

  • Portugal assina em setembro acordos de cooperação internacional para o mar. anuncia ministra Ana Paula Vitorino



  • Online

    Temos 84 leitores online



    Escola Secundária 3º CEB de Pinhal Novo

    Rua Prof. Henrique Barros

    2955 - 090 Pinhal Novo | PORTUGAL

    +351 212363344
    +351 212363343
    Contacto